data-filename="retriever" style="width: 100%;"> data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Pedro Piegas (Diário)
De preto, Diego Aguiar, auxiliar de escritório no Garupa. De verde, Leonardo Dutra, gerente comercial.
Reinventando-se e garantindo a proteção e a segurança dos motoristas e funcionários: é assim que o Garupa tem enfrentado o período de pandemia do novo coronavírus. A empresa de transporte por aplicativo foi fundada em 2017, tendo Santa Maria como primeira cidade de atuação. Agora está presente em 18 Estados.
VÍDEO: na pandemia, objetivo do Sinduscon é assegurar a saúde e a renda de todos
Na pandemia, em um primeiro momento, o objetivo foi compreender o cenário, quais eram as indicações do Ministério da Saúde e como manter o serviço de forma segura. De acordo com Leonardo Dutra, gerente comercial, a empresa oferece higienização gratuita para todos os veículos de segunda a sexta-feira, pela manhã. Os carros também contam com álcool gel e os motoristas ganharam máscaras. Além disso, 50 carros na cidade foram equipados com uma capa protetora, que separa o motorista do passageiro, a fim de evitar ao máximo o contato entre eles.
Para auxiliar os condutores, o Garupa reduziu a comissão da empresa de 20% para 10%. Já a gasolina utilizada nos carros é fornecida a preço de custo há dois meses. Ainda neste mês, a empresa fará a inauguração de um posto de combustíveis adquirido recentemente.
Para ajudar os motoristas que fazem parte dos grupos de risco e não podem trabalhar como antes, o aplicativo reserva 10 centavos de cada corrida realizada para a compra de cestas básicas, que são entregues periodicamente a esses funcionários.
- A gente teve que se readequar nesse momento de crise, porque é isso que temos que fazer. E, graças ao trabalho desenvolvido por toda a empresa, toda nossa equipe, tem dado cada vez mais certo - conta o gerente comercial.
Cacism atua como defensora das causas empresariais e da comunidade
De acordo com Dutra, houve uma queda no número de corridas solicitadas pelo aplicativo desde o início da pandemia. Isso porque o público da empresa é composto majoritariamente por estudantes, que, antes, utilizavam o aplicativo para ir a festas, bares e restaurantes. No entanto, ele explica, já houve uma retomada de demanda desde o mês passado, e a expectativa é que, com o tempo, a utilização dos usuários atinja os mesmos números de antes da pandemia.
- Não desligamos nenhum colaborador. Tivemos redução em alguns setores, como marketing, novos negócios, expansão e premiações. Alguns contratos maiores, entramos em acordo ou finalizamos - explica Dutra.
Além dos trabalhos sociais desenvolvidos neste período, outra forma de inovar encontrada pela empresa foi lançar dois serviços: o Garupa Delivery, para realização de entregas de ranchos de supermercado, lanches, documentos e objetos no geral, e o Garupa Seguro, com carros com a divisória que separa o motorista do passageiro.
BEM AVALIADA data-filename="retriever" style="width: 100%;">Eliane Blaschke é uma das motoristas mais bem avaliadas no aplicativo em Santa Maria
A motorista Eliane Blaschke já tem uma clientela fixa em Santa Maria nesses dois anos em que trabalha com aplicativos de transporte. Ela é uma das motoristas mais bem avaliadas pelos passageiros - cerca de 770 vezes. Ela conta que a maior diferença no trabalho durante a pandemia foi o horário em que dirige. Antes, gostava de trabalhar no período da noite, pois tinha mais demanda de jovens. Agora, passou a dirigir durante o dia.
VÍDEO: garantir empregos com segurança é o objetivo da GR Edificações Inteligentes
- Mudou um pouco a natureza dos passageiros. Antes, era para festas. Agora, é trabalho porque as pessoas têm preferido o aplicativo por ser mais seguro com a Covid. Em virtude disso, tem procura. Faço mais ou menos o mesmo número de corridas que fazia antes - conta Eliane.
Com o suporte dado pela empresa, a motorista relata que está conseguindo manter a renda e o sustento durante esse período de distanciamento social.
GARUPA
- Atuação: transporte de passageiros por aplicativo
- Fundação: 2017
- Site: http://www.garupa.co/home
APOIADORES DA CAMPANHA #PORTODOSNÓS
- Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm)
- Associação de Hotéis, Restaurantes e Agências de Viagens (AHTurr)
- Associação de Jovens Empreendedores de Santa Maria (Ajesm)
- Associação Distrito Vivo (ADV)
- Associação dos Professores Universitário de Santa Maria (Apusm)
- Associação dos Transportadores Urbanos (ATU)
- Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV)
- Associação Rural de Santa Maria
- Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism)
- Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Santa Maria
- Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria
- Espaço Contábil Região Centro
- Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma)
- Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma)
- Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas)
- Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Santa Maria
- Santa Maria Tecnoparque
- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
- Sindicato da Habitação (Secovi)
- Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Santa Maria)
- Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS)
- Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros Região Centro)
- Sindicato dos Empregados do Comércio de Santa Maria (SecSM)
- Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas Região Centro)
- Sindicato dos Trabalhadores e Condutores de Veículos Rodoviários de Santa Maria e Região (Sitracover)
- Sindicatos dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm)
- União das Associações Comunitárias (UAC)
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- Universidade Franciscana (UFN)